NF inicia levantamento sobre Covid-19 com trabalhadores em isolamento nos hotéis

O Sindipetro-NF inicia na próxima semana uma pesquisa junto aos petroleiros e petroleiras hospedados em hotéis para o isolamento realizado pela empresa no pré-embarque. O objetivo é mapear o quadro geral de vacinação neste segmento da categoria e o conhecimento que têm sobre casos de Covid-19 nas unidades da região. Quem desejar já pode responder o formulário em is.gd/pesquisacovidnf. O trabalhador não é identificado.

Uma panfletagem nos hoteis vai divulgar o questionário da pesquisa e alertar para o quadro gravíssimo enfrentado pelos trabalhadores. Somente nos últimos meses, houve surtos em P-43, P-40, P-47, P-25, P-31, P-54 e P-61, além da morte recente de um petroleiro da P-25.

“É grande a apreensão a bordo. E se não fosse a atuação sindical essa tragédia estaria ainda maior. Desde o início da pandemia, o Sindipetro-NF atua de modo intenso no trabalho de conscientização e mobilização dos trabalhadores e das trabalhadoras, assim como de pressão junto à Petrobrás e denúncia aos órgãos fiscalizadores”, alerta o panfleto do sindicato, que tem a íntegra disponível em pdf no final da página.

Casos ultrapassam 8 mil entre petroleiros

Nesta semana, o boletim sobre os casos de Covid-19 na Petrobrás e no setor de energia elaborado pelo Dieese em parceria com a FUP e o Sindipetro-NF, trouxe novos dados alarmantes sobre a situação dos trabalhadores diante da pandemia, como o aumento no número de trabalhadores em quarentena, surtos de Covid-19 nas plataformas e duas novas mortes.

De acordo com os dados da semana entre 17 a 23 de agosto, chegou a 8.094 trabalhadores contaminados (soma dos casos confirmados, hospitalizados, mortes e recuperados), representando 19,5% dos trabalhadores da Petrobrás holding. Somente nesta semana, a Petrobrás apresentou 147 trabalhadores confirmados com covid-19 e em quarentena, um aumento de 2% em relação a semana anterior. Além destes, batalham contra o vírus, 40 trabalhadores que estão hospitalizados.

Segundo o Diesse, a evolução da contaminação de trabalhadores na Petrobrás segue acima de outras empresas de energia. Enquanto, as demais empresas do setor de energia federal estão registrando 42 casos por semana, a Petrobrás chega a 84.

O número de trabalhadores falecidos, no acumulado, subiu para 53 casos, com duas novas mortes registrada na semana.

Surtos nas plataformas

Outro fator registrado foram os novos surtos de Covid-19 em plataformas da Petrobrás na Bacia de Campos, que estão sendo registrados nos últimos dias. Segundo denúncias recebidas pelo Sindipetro-NF, mais de 60 trabalhadores desembarcaram da P-43 (Barracuda-Caratinga) na última semana, dentre eles, 22 foram confirmados com a doença, e os demais, trabalhadores que tiveram contato com contaminados. Nesta semana, outra plataforma, a P-40 (Marlim Sul), onde mais de dez trabalhadores estão em isolamento na própria unidade, aguardando o desembarque.

Panfleto Covid Hoteis Agosto 21