NF vai distribuir mais 200 cestas básicas e ultrapassa 20 toneladas de alimentos em doações

O Sindipetro-NF se prepara para distribuir, na próxima semana, mais 200 cestas básicas em comunidades em vulnerabilidade social em Campos dos Goytacazes e em Macaé. Serão 100 cestas para cada município. A distribuição será feita em parceria com igrejas e movimentos sociais, que indicam as famílias que mais necessitam em cada comunidade abrangida pela ação de solidariedade do sindicato.

Outras mil cestas básicas já foram distribuídas pelo sindicato: 300 em Campos dos Goytacazes, 400 em Macaé e 300 em comunidades do Rio de Janeiro. Com a nova distribuição a entidade chegará a 1.200 cestas de 17kg, somando 20,4 toneladas de alimentos doados durante esta pandemia.

Para o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, o sindicato defende políticas públicas que combatam a pobreza, mas não se nega em atuar solidariamente em momentos emergenciais. “Como nos ensinou o Betinho, quem tem fome tem pressa”, afirma Tezeu, lembrando o criador da Ação Solidária da Cidadania, o sociólogo Herbert de Souza.

Outro diretor do sindicato, Guilherme Cordeiro, um dos que têm atuado nas atividades de distribuição das cestas nas comunidades, lembra que a entidade precisa ter uma atuação não apenas de representação da categoria petroleira, mas também de luta pela melhoria das condições de vida de toda a população.

“A distribuição de cestas básicas pelo Sindipetro-NF mostra a nossa preocupação com o agravamento do quadro social, com a acentuação da pobreza e da desigualdade pela crise gerada pela covid-19. E é uma oportunidade de o sindicato se conectar com os mais pobres, que são aqueles que mais sofrem com a atual crise e também com o desemprego e a paralisia da economia. É importante atuar solidariamente neste momento em que o governo e a elite ignora a parte mais necessitada do nosso povo”, avalia Guilherme.

Kits de higiene

O Sindipetro-NF também vai distribuir, em parceria com o IFF (Instituto Federal Fluminense), 3 mil frascos de 500ml de sabonete líquido. O produto está sendo fabricado pelo IFF, com insumos fornecidos pelo sindicato. A entidade vai agregar aos frascos outros produtos de higiene, para formar kits pessoais que serão entregues a moradores em situação de rua e em comunidades vulneráveis em Campos dos Goytacazes e em Macaé.