Organização Internacional do Trabalho cria uma página com orientações sobre o COVID-19

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) preparou uma página com informação sobre o COVID-19 e os desafios no mundo do trabalho.

Neste espaço os trabalhadores e trabalhadoras poderão encontrar informações e conselhos práticos sobre o teletrabalho e as medidas que os trabalhadores e empregadores podem tomar para melhor enfrentar este momento de crise mundial. Apesar de estar em inglês, é possível usar a ferramenta de tradutor do Google e ter acesso às informações.

“A partir da ação coordenada entre governos, trabalhadores e empregadores será possível defender os direitos das pessoas e dos trabalhadores e contribuir para a sustentabilidade das empresas e dos empregos, sendo que os sistemas de proteção social desempenham um papel fundamental na segurança dos rendimentos das famílias” – afirmam os representantes da OIT no site.

No site a OIT orienta o que os trabalhadores devem fazer:
  • Um diálogo social eficiente em todos os níveis é essencial para uma ação rápida e eficaz.
  • As organizações de trabalhadores podem desempenhar um papel importante na participação na tomada de decisões e nas respostas políticas à crise no COVID-19. Eles podem contribuir para a prevenção e proteção dos trabalhadores, fornecendo informações confiáveis. As organizações de trabalhadores podem promover a solidariedade e a não discriminação / estigmatização de trabalhadores e pessoas doentes.
  • Como o COVID-19 se espalha principalmente por gotículas respiratórias, boas práticas de higiene no local de trabalho são essenciais, por exemplo, lavagem regular das mãos, uso de desinfetante para as mãos e para a superfície.
  • Evite tocar no rosto, cubra a boca ao tossir ou espirrar. Se você se sentir mal e se isolar, procure assistência médica.
  • Incentive o comportamento responsável, coopere com as medidas de resposta e mantenha a calma.

E o que as empresas devem fazer:

• Monitore as orientações fornecidas pelas autoridades nacionais e locais, inclusive sobre as modalidades de trabalho, e comunique informações críticas à força de trabalho.
  • Avalie os riscos potenciais de interrupção dos negócios.
  • Revise ou elabore um plano de continuidade de negócios que seja consistente com as diretrizes oferecidas pelas autoridades nacionais e locais para aumentar a resiliência dos negócios e apoiar os trabalhadores e suas famílias.
  • Identifique e mitigue os riscos para os trabalhadores e outras pessoas conectadas ao local de trabalho decorrentes da exposição ao COVID-19.
  • Promover a higiene no local de trabalho e aplicar os princípios de distanciamento social no local de trabalho; avaliar a responsabilidade comercial pela remuneração dos trabalhadores, particularmente em setores com alta exposição ao COVID-19 relacionada ao trabalho.
Assista ao vídeo em espanhol aqui e em inglês aqui.