Pesquisadora alerta para agravamento dos problemas relacionados à saúde mental no trabalho e casos de suicídios

A saúde mental dos trabalhadores e das trabalhadoras foi o tema do NF ao vivo de ontem, em um cenário de crescimento da preocupação com casos de suicídios na categoria petroleira. Pesquisadora da Fiocruz, a psicóloga Luciana Gomes foi uma das participantes do programa e destacou a necessidade que cada vez mais este assunto seja debatido. Também participaram o diretor da FUP, Raimundo Teles, o diretor da CNQ, Antônio Carlos Pereira, e o diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, todos das áreas de saúde das suas entidades.

“É muito importante vocês estarem trazendo essa discussão, sobretudo agora em setembro, por conta da questão do suicídio, que é o ápice do sofrimento mental quando chega nessa situação. Temos visto um aumento de transtornos, aumento nos casos de suicídios, isso é bastante grave e é muito importante que isso seja tratado, porque isso é um problema de saúde pública”, afirma a pesquisadora, lembrando a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

Luciana também lembrou que o suicídio não é apenas uma questão individual. Este ato extremo sempre está relacionado a um determinado ambiente social, especialmente quando relacionado ao mundo do trabalho e aos impactos das crises econômicas.

“O suicídio como um todo é algo muito preocupante a nível mundial. E o que a gente vê que no mundo isso também tem crescido bastante. É importante que a gente entenda que o suicídio muitas vezes é voltado mais para a questão individual, a questão pessoal, mas quando a gente observa os índices de suicídio e em que momento ele se torna mais frequente, a gente consegue observar também que isso está relacionado à questão da vulnerabilidade social que as pessoas se encontram”, explica.

Luciana acrescenta que “quando a gente tem uma crise econômica muito grave, muito séria, sobretudo em países que não têm uma proteção social adequada, a gente vê que tem um aumento nos casos de suicídio. Então, isso tira desse aspecto individual e mostra o quando o suicídio está relacionado às condições em que o indivíduo está, as condições de vida, as condições de trabalho”, explica.

A pesquisadora integra uma equipe que começou a realizar, neste ano, uma pesquisa junto a petroleiros e petroleiras que atuam no estado do Rio de Janeiro, em parceria da Fiocruz com os Sindipetros NF e RJ. O objetivo é conhecer quais as características deste trabalho que tem provocado um agravamento no quadro de suicídios na categoria.

O programa NF ao vivo é uma interação semanal do Sindipetro-NF, todas as quartas-feiras, às 19h30, pelo Facebook e pelo Youtube. O conteúdo também é disponibilizado em forma de podcast às quinta-feiras na Rádio NF. Confira abaixo a íntegra da edição de ontem.

Confira a versão em podcast: