Petrobrás afreta navios estrangeiros e coloca em risco segurança energética do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Da Imprensa da FUP – A retomada da indústria naval nacional é urgente e por isso, amanhã, sexta-feira (15), às 10h, em frente ao Edisen (Av. Henrique Valadares 28 – Centro do Rio de Janeiro), as entidades integrantes do Fórum em Defesa da Retomada da Construção Naval farão uma mobilização pela recuperação do setor e contra os afretamentos exagerados de navios estrangeiros pela Petrobrás.

Trabalhadores das categorias dos metalúrgicos, marítimos e petroleiros manifestam grande preocupação com relação ao perigo do Brasil se tornar dependente de outros países. E destacam a importância de se valorizar a Marinha Mercante Nacional para transportar petróleo e combustíveis em suas próprias águas.

Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP, convoca todos os petroleiros para se juntarem à luta pela retomada do crescimento da indústria naval brasileira. “Essa pauta é uma das prioridades da FUP, e também do presidente Lula que a defende desde o primeiro mandato. Fazer navios no Brasil significa gerar emprego e renda e colocar o setor marítimo nas mãos dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras”.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente da Conttmaf, Carlos Müller alerta para o fato da segurança energética do Brasil estar ameaçada, visto que mais de 96% do transporte marítimo, cabotagem de combustíveis, é feito por navios de outros países. Segundo Müller, “A Petrobrás tem afretado intensivamente e sem controle somente navios estrangeiros e praticamente não há mais navios brasileiros fazendo esse transporte”.