Petrobrás impede entrega de água e mantimentos para Comissão de Negociação da FUP que está no Edise

Não bastasse deixar os petroleiros sem ventilação na sala de reunião 01 do quarto andar do Edise, a gestão da Petrobrás mpediu a entrega de alimento e água mineral para a Comissão de Negociação Permanente da FUP, que está instalada desde sexta, na sede da empresa, no Rio, no andar da Gerência de Recursos Humanos.

Vídeo divulgado neste domingo (02/02) mostra segurança da empresa impedindo que água e alimentos sejam entregues aos petroleiros que estão na sede da Petrobrás há mais de 48 horas.

Em duas decisões consecutivas no sábado (01/02), a Justiça do Trabalho do Rio de janeiro negou liminar à Petrobrás, que pretendia expulsar a Comissão do prédio. A juíza Rosane Ribeiro Catrib autorizou a permanência dos petroleiros, enfatizando a legitimidade da Comissão de Negociação. A gestão da Petrobrás, no entanto, continuou apostando no confronto e desligou a energia elétrica e o fornecimento de água no andar onde estão os dirigentes da FUP.

A juíza expediu nova liminar, determinando o restabelecimento da luz e água, sob pena de multa de R$ 100 mil por hora de descumprimento. A gestão da empresa atendeu, parcialmente, a determinação, religando a luz e a água, mas ainda mantém o ar condicionado da sala desligado. A sala onde estão os petroleiros continua sem qualquer tipo de ventilação, apesar do calor escaldante do Rio de Janeiro.

A Comissão de Negociação Permanente da FUP não recuará e continuará na sede da Petrobrás até que a gestão da empresa apresente uma solução que evite a  demissão em massa dos trabalhadores da Fafen-PR e estabeleça negociações que de fato atendam ao que foi pactuado no Acordo Coletivo de Trabalho, em novembro do ano passado.

A greve dos petroleiros segue forte em todo o país, nas unidades operacionais, e ganhará reforço nesta segunda, com a adesão dos trabalhadores do horário administrativo.

Diversos atos estão previstos para o início da manhã nas bases do Sistema Petrobras e em frente à sede da empresa, no Rio de Janeiro, em solidariedade à luta dos petroleiros.

#GreveDosPetroleiros

#PetrobrasÉdoBrasil