Petroleiros desembarcam da P-50 após pane na unidade

Petroleiros da Plataforma P-50, operada pela empresa PRio desde janeiro deste ano, localizada na Bacia de Campos, foram desembarcados às pressas ontem, 24. Segundo denúncias e informações que chegaram ao Sindipetro-NF, a unidade está há dias em pane por falta de geração de energia. A falta de carga no banco de baterias não permite o reestabelecimento das operações.

Ainda segundo relatos, também está faltando alimentação para os trabalhadores. Todo o pessoal à bordo está sendo desembarcado por meio de aeronaves designadas para evacuação de imediato.

O sindicato passou toda a tarde de ontem, quando surgiram os primeiros relatos informais, em busca de informações mais precisas sobre a ocorrência. A tarefa tem sido muito dificultada, no entanto, pela interrupção da representação dos trabalhadores feita pela empresa.

Desde que foi consumada a venda da plataforma, da Petrobrás para a PRio, foi retirada do Sindipetro-NF a representação dos petroleiros da unidade. “É um absurdo. Como pode, um dia a plataforma tem representação do sindicato, no outro dia o sindicato é expulso da plataforma e passa a não conseguir mais contato com os trabalhadores de um mesmo local. É claramente uma ação antissindical”, protesta o coordenador do Departamento de Saúde e Segurança do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.

Em janeiro passado, por meio de ofício ao Ministério Público do trabalho, o Sindipetro-NF havia denunciado as más condições de segurança na plataforma, pedindo inclusive a interdição administrativa da P-50 (veja aqui).

[Foto: Divulgação Petrobrás]