PPSPs: Termo de Compromisso do Teto 1 é assinado. Pagamento ainda depende de aprovação no Conselho Deliberativo da Petros

Após ser aprovado pela maioria dos sindicatos da FUP, o Termo de Compromisso para a correção do chamado “Teto 1” de todos os Planos Petros do Sistema Petrobrás (PPSPs) e dos benefícios dos assistidos não repactuados que são vinculados à “tabela de RG” foi assinado no dia 07 de abril e agora aguarda aprovação do Conselho Deliberativo da Fundação, já que trata-se de mudança do regulamento desses planos.

A assinatura feita pelo diretor de Seguridade da FUP, Paulo César Martin, representando a Federação e os sindicatos filiados, após aprovação na maioria das assembleias. Apenas os Sindipetros Amazonas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul foram contrários à assinatura.

No Sindipetro Duque de Caxias, a nova diretoria ainda não informou se fará e quando será a assembleia, para que os trabalhadores e aposentados se manifestem sobre o Termo. Segundo o diretor da FUP, Paulo César, qualquer que seja o encaminhamento dos dirigentes do sindicato, isso não irá alterar o resultado final das assembleias que foram realizadas nas demais bases da Federação. “Por isso, assinamos o Termo no último dia 07”, explica, informando que o pagamento da revisão dos benefícios está previsto para o dia 25 de maio, mas depende ainda dos trâmites internos da Petros, ou seja, da aprovação pelo Conselho Deliberativo.

Terão direito ao pagamento em maio, os assistidos oriundos da BR Distribuidora e da Petrobrás, com a revisão dos seus benefícios, que pleiteiam a correção do valor do Teto-1 e dos valores da tabela extinta de RG (Remuneração Global).

A data de pagamento, no entanto, só será confirmada após o Conselho Deliberativo da Petros aprovar as alterações previstas no Termo: alteração dos regulamentos dos PPSPs, correção dos valores dos benefícios e pagamento dos valores dos novos benefícios desde setembro 2018 (assistidos oriundos da BR Distribuidora) e setembro de 2019 (assistidos oriundos da Petrobrás).

Os atuais assistidos da Petros que, em quaisquer dos meses desse período, estavam na condição de participantes, ou seja, trabalhando na BR Distribuidora ou na Petrobrás, terão os benefícios corrigidos após maio de 2022.

[Da imprensa da FUP, com informações da Secretaria de Seguridade]