Resgate da soberania foi o tom do discurso de Lula em lançamento da pré-candidatura à Presidência

Da Imprensa da FUP – Petroleiros e petroleiras de vários estados do país participaram em massa neste sábado do lançamento da pré-candidatura da chapa Lula e Alckmin para a Presidência da República, evento que reuniu milhares de trabalhadores, militantes de movimentos sociais, artistas, intelectuais, religiosos e políticos da frente de partidos que integram a coligação “Vamos Juntos pelo Brasil”: PT, PSB, PCdoB, PSOL, PV, Rede e Solidariedade.

O lançamento foi realizado na cidade de São Paulo, no centro de convenções Expo Center Norte, com a presença de cerca de 4 mil pessoas. Em seu discurso, Lula fez uma convocação à unidade nacional pelo resgate da soberania e pela reconstrução do país e avisou: “Nós faremos a maior revolução pacífica da história”.

Delegação de petroleiros dos sindicatos da FUP (Foto: Paulo Neves)

Em um discurso fortemente marcado pela defesa das estatais, dos recursos naturais, dos bens públicos, Lula chamou atenção para o significado da soberania nacional. “O artigo primeiro da nossa Constituição enumera os fundamentos do Estado Democrático de Direito. E o primeiro fundamento é justamente a soberania. No entanto, a nossa soberania e a nossa democracia vêm sendo constantemente atacadas pela política irresponsável e criminosa do atual governo”, frisou.

“Ameaçam, desmontam, sucateiam, colocam à venda nossas empresas mais estratégicas, nosso petróleo, nossos bancos públicos, nosso meio ambiente. Entregam de mão beijada todo esse extraordinário patrimônio que não pertence a eles, e sim ao povo brasileiro. Destroem políticas públicas que mudaram a vida de milhões de brasileiros, e que eram admiradas e adotadas pelo mundo afora. É mais do que urgente restaurar a soberania do Brasil”, afirmou o ex-presidente.

A defesa da democracia e da soberania nacional foi o tom do discurso de Lula, do início ao fim (Foto: Paulo Neves)

A defesa da Petrobrás, da Eletrobrás, dos bancos públicos e das estatais também foi fortemente enfatizada por Lula. “Defender nossa soberania é defender a Petrobrás, que vem sendo desmantelada dia após dia. Colocaram à venda as reservas do Pré-Sal, entregaram a BR Distribuidora e os gasodutos, interromperam a construção de algumas refinarias e privatizaram outras. O resultado desse desmonte é que somos autossuficientes em petróleo, mas pagamos por uma das gasolinas mais caras do mundo, cotada em dólar, enquanto os brasileiros recebem os seus salários em real. O óleo diesel também não para de subir, sacrificando os caminhoneiros e fazendo disparar os preços dos alimentos. O botijão de gás chega a custar 150 reais, comprometendo o orçamento doméstico da maioria das famílias brasileiras”, ressaltou .

O Coletivo de Mulheres Petroleiras da FUP também esteve presente (Foto: Paulo Neves)

Lula afirmou que é preciso “fazer com que a Petrobrás volte a ser uma grande empresa nacional, uma das maiores do mundo. Colocá-la de novo a serviço do povo brasileiro e não dos grandes acionistas estrangeiros. Fazer outra vez do Pré-Sal o nosso passaporte para o futuro, financiando a saúde, a educação e a ciência”.

O candidato petista ressaltou ainda que a defesa da soberania passa também pelo resgate da Eletrobrás “daqueles que querem o Brasil eternamente submisso”, enfatizando a grandeza da empresa e sua importância para o povo brasileiro. “A Eletrobrás é a maior empresa de geração de energia da América Latina, responsável por quase 40% da energia consumida no Brasil. Foi construída ao longo de décadas, com o suor e a inteligência de gerações de brasileiros. Mas o atual governo faz de tudo para entregá-la a toque de caixa e a preço de banana”, denunciou Lula.

> Acesse aqui a íntegra do discurso de Lula

Em entrevista à rede de transmissão do evento, o coordenador do Sindipetro NF, Tezeu Bezerra, falou sobre a política de preços da Petrobrás:

Petroleiros compareceram em peso ao lançamento da chapa “Vamos juntos pelo Brasil”, com Lula e Alckmin:

(Videos: Paulo Neves)

Petroleiros pelo Brasil

Com seus jalecos laranja, delegações de petroleiros e petroleiras do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país compareceram em massa ao lançamento da pré-candidatura de Lula. O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, ressaltou a importância da aliança democrática que foi formada para vencer o fascismo e recuperar o país, chamando a atenção para o engajamento dos petroleiros na campanha de Lula (veja vídeo abaixo).

A cobertura completa da participação da FUP e de seus sindicatos no evento pode ser conferida nas redes sociais da Federação.