“Saúde mental pós pandemia” é tema de palestra que acontecerá dia 14, na sede de Macaé

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Na pandemia mundial de Covid-19 a população vivenciou uma nova realidade, que foi uma situação de imobilidade, como medida preventiva.  Isso impactou a saúde mental e esse assunto tem preocupado a direção do Sindipetro-NF. Pensando nisso, o Departamento de Aposentados irá promover uma palestra com o tema “Saúde mental pós pandemia” que será ministrada no dia 14 de dezembro, pela neuropsicóloga, Drª. Karla Trindade, às 10h, no teatro da sede do sindicato em Macaé.

 

Neuropsicóloga, Drª. Karla Trindade

Segundo a neuropsicóloga, “o distanciamento social foi o que mais impactou na saúde mental da população, trazendo um aumento considerável na prevalência de casos de ansiedade e depressão, além de tantos outros transtornos mentais e psicológicos”.

 

Ela comenta que a solidão na terceira idade já era um problema antes mesmo da pandemia de Covid- 19, mas com essa realidade esse problema ganhou uma nova perspectiva, por principalmente, pelo fato de aposentados e pensionistas terem precisado interromper suas rotinas e atividades sociais para permanecerem em casa.

“Estudos apontam que, o isolamento social pode aumentar o risco de morte em 14% nas faixas etárias mais avançadas. Além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares, trazer comprometimento neurológico e cognitivo, ainda pode aumentar o risco de desenvolvimento da Doença de Alzheimer” – explica Karla Trindade.

Na palestra, Karla Trindade esclarecerá sobre as várias possibilidades de intervenção para cuidar da saúde mental e resolver dificuldades psicológicas, em consequência da pandemia.

 

Os aposentados e pensionistas de Campos que quiserem participar da atividade, será disponibilizado um ônibus que sairá da sede de Campos às 8h. Quem tiver interesse deve repassar o nome e o número do RG para a funcionária Ivana de Fátima, pelo whatsapp (22) 98178-0079.