Sindicato orienta sobre preenchimento de termo submetido pela Petrobrás no desembarque

O Sindipetro-NF recebeu de trabalhadores a informação de que a Petrobrás começou a exigir dos petroleiros e petroleiras, ao desembarcarem das plataformas, a assinatura em um termo aonde declaram se têm eventuais sintomas da covid-19.

A entidade orienta os petroleiros e petroleiras a indicarem nesse documento os sintomas que eventualmente tiverem percebido ou, se não houver sintoma algum, adicionar a ressalva de que a contaminação pelo novo coronavírus pode se dar de forma assintomática.

O sindicato também recebeu relatos de que a companhia está impedindo o desembarque de trabalhadores que não apresentem elevação na temperatura corporal, mesmo que tenham outros sintomas — como tosse ou coriza. O NF condena esse comportamento e denuncia que dessa forma, mais uma vez, a gestão da empresa negligencia a prevenção à propagação da covid-19 e coloca em risco a vida dos seus empregados próprios e terceirizados.

O NF solicita aos trabalhadores que continuem a enviar relatos sobre a exposição aos riscos de contaminação ou outras informações sobre as condições de trabalho para [email protected].