Sindicatos lançam campanha de prevenção ao suicídio e por saúde mental no trabalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entidades sindicais do estado do Rio de Janeiro vão participar da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, chamando a atenção para um dos fatores detonadores da ansiedade e da depressão, que podem levar à morte: a pressão do mundo do trabalho.

Participam as áreas de saúde da CNQ (Confederação Nacional dos Químicos), da FUP (Federação Única dos Petroleiros), da CUT-RJ (Central Única dos Trabalhadores) e do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense).

A Campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estipularam a data 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. “Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias”, informa a Pasta em seu site.

Estímulo ao cuidado

Os sindicatos programaram uma série de ações de comunicação para estimular os trabalhadores a conversarem sobre o assunto e, se necessário, pedirem ajuda. Com o tema “Heróis e heroínas também se cuidam”, o objetivo é mostrar que os trabalhadores e as trabalhadoras, que são os verdadeiros heróis do país, também inspiram cuidados em relação à saúde mental.

“Ninguém é uma ilha e ninguém é de ferro. Nossa força guerreira vem de estarmos juntos. Precisamos criar um ambiente de trabalho em que o diálogo seja franco e permanente, com os colegas, com o sindicato, com os coletivos de saúde e com as estruturas públicas de saúde mental. Não é vergonha pedir ajuda e não é invasivo ajudar. Cuidado, empatia e solidariedade são os valores dos verdadeiros heróis e heroínas”, explica cartilha que será divulgada pela campanha.

As entidades estimulam contatos nos locais de trabalho e com as áreas de saúde dos sindicatos para que exista um diálogo permanente sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A campanha também divulga o trabalho do CVV (Centro de Valorização da Vida), que atende gratuitamente pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Casos entre petroleiros

Desde 2012, 13 suicídios de petroleiros foram registrados pelo Departamento de Saúde do Sindipetro-NF. Neste período houve casos em quase todos os anos, com exceção de 2016 e de 2019. Nos últimos anos houve dois casos em 2018, dois casos em 2020 e outros dois neste primeiro semestre de 2021.

Confira ações programadas para as redes sociais do Sindipetro-NF e demais entidades participantes:

03 de Setembro
– Divulgação de Podcast da Rádio NF sobre Saúde Mental no Trabalho.

08 de Setembro
– Veiculação do programa “NF ao Vivo”, às 19h30, com representantes de famílias que passaram por casos de suicídio.
– Lançamento da cartilha “Heróis e heroínas também se cuidam”.

29 de Setembro
– Veiculação do programa “NF ao Vivo”, às 19h30, com especialistas na área de Saúde Mental no Trabalho.

Durante todo o mês

– Veiculação de vídeos curtos nas redes sociais sobre Saúde Mental no Trabalho e prevenção ao suicídio.
– Divulgação de banners nos sites e faixas físicas das entidades envolvidas.
– Abordagem do tema nos boletins sindicais.