Sindipetro-NF realiza atos em defesa da democracia nas bases da Petrobrás

Na manhã desta quarta-feira, (11), diretores do Sindipetro-NF marcaram presença em todas as bases da Petrobrás do Norte Fluminense. O objetivo do ato, aderido por todos os sindicatos da FUP, foi dialogar com a categoria sobre as mobilizações necessárias em defesa da Democracia, após os atos terroristas registrados no último domingo, (08), em Brasília. Os trabalhadores e trabalhadoras também puderam aprovar o manifesto da FUP contra os ataques golpistas e terroristas que colocam em risco a democracia e a soberania nacional

Em Cabiúnas, diretores e funcionários do NF marcaram presença na porta da unidade bem cedo. O coordenador geral do sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, também esteve na porta da unidade, onde teve um diálogo importante com a categoria.

“Esse é o momento de nos unirmos em defesa da nossa democracia, em defesa da Petrobrás, em defesa do nosso país. Além disso, é sempre importante mantermos o diálogo com a classe trabalhadora, que tem tanto a contribuir para termos dias melhores”, declarou Tezeu.

No Parque dos Tubos, os diretores também marcaram presença na porta da unidade para atualizar os trabalhadores sobre o cenário. “Estamos de plantão não só para defender os trabalhadores e trabalhadoras, mas também defender o patrimônio do nosso país porque esse é o papel do sindicalismo”, frisou o diretor, Antônio Carlos.

Também houve distribuição do Boletim Nascente e diálogo com os trabalhadores nas entradas de Imbetiba e da Praia Campista.

“Estamos presentes em todas as bases do Norte Fluminense para conscientizar os trabalhadoras e trabalhadores da importância de defendermos a democracia. Não podemos aceitar como normal os atos terroristas ocorridos no último domingo e em seguida as ameaças que fizeram as instalações da Petrobrás. Seguimos fortes e atentos para que juntos possamos defender a nossa a democracia, defender a nossa Petrobrás e o nosso Brasil”, ressaltou o diretor Rafael Crespo.

A direção do NF também apresentou o manifesto e dialogou com os trabalhadores do aeroporto do Farol de São Thomé, que aguardavam para embarque.

“A FUP sempre lutou dentro de uma esfera democrática pelo direito do trabalhador, por uma Petrobrás pública, sempre defendendo os valores democráticos de uma sociedade justa e igualitária. Estamos aqui hoje para reforçar esses ideais e dizer que os fascista não passaram e não intimidarão os trabalhadores e trabalhadoras”, declarou o diretor Guilherme Cordeiro.

Leia a íntegra do manifesto da FUP:

Defender a Petrobrás é defender o Brasil: esse é o nosso trabalho. Golpistas não passarão!

A defesa incondicional da democracia e da soberania nacional são princípios que marcam as lutas históricas das trabalhadoras e dos trabalhadores petroleiros. Estampamos com orgulho em nossos uniformes a bandeira do Brasil. Bandeira esta que foi sequestrada por golpistas, cujas ações fascistas levaram o país e a nossa empresa à beira da destruição.

Os atos terroristas de domingo, em Brasília, chocaram o povo brasileiro e o mundo, com ataques afrontosos aos três poderes da República. Cenas de destruição do patrimônio público desnudaram em praça pública o fascismo como método e ideologia dos golpistas.

Nós, petroleiros e petroleiras, estamos em alerta nos últimos dias contra as tentativas de ataques terroristas às unidades do Sistema Petrobrás. Os golpistas tentaram ocupar as refinarias para impedir o abastecimento de combustíveis e aumentar o caos no país. Mas fracassaram retumbantemente.

“Defender a Petrobrás é defender o Brasil” não é só um grito de luta das nossas manifestações contra as privatizações. É o lema da nossa categoria. O sentido do nosso trabalho.

Qualquer ameaça à Petrobrás é uma ameaça ao povo brasileiro e à soberania da nossa nação. Nossa história é atravessada por resistências diversas contra ataques à nossa empresa, desde a sua criação, há quase sete décadas. Golpista algum irá nos intimidar.

Por tudo isso, nós, petroleiras e petroleiros do Sistema Petrobrás, nos colocamos a postos, em defesa do patrimônio público e da continuidade do nosso trabalho para abastecer o povo brasileiro, como sempre fizemos.

Manifestamos repúdio a qualquer atitude antidemocrática que possa vir a ocorrer por parte de bolsonaristas que ainda ocupem cargos de confiança no Sistema Petrobrás. Reiteramos as cobranças da FUP de que seja acelerado o processo de transição de gestão para que o presidente indicado pelo governo federal possa assumir o quanto antes o seu cargo e iniciar o urgente trabalho de recuperação da estatal.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil.

Juntos somos fortes.

Democracia sempre!