Sindipetros relatam drama do caos aéreo nos embarques para plataformas capixabas, fluminenses e paulistas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Diretores sindicais de quatro entidades que representam as bases petroleiras que atuam em plataformas dos estados do Espírito Santo, Rio  de Janeiro e São Paulo fizeram, na noite de ontem, no programa NF ao vivo, um diagnóstico dos transtornos enfrentados pelos trabalhadores em razão dos atrasos e transferências de voos nos embarques.

Os relatos são de esperas nos aeroportos que podem perdurar por todo o dia, falta de acesso à alimentação, problemas nas hospedagens, sensação de insegurança em relação às aeronaves, não pagamento de horas extras, entre outros. As lideranças apontam a necessidade de promover mobilizações e aumentar a pressão sobre a Petrobrás e demais responsáveis pela resolução do caos na logística.

As denúncias e cobranças foram feitas pelos sindicalistas Wallace Ouverney (Sindipetro-ES) [que substituiu Valnísio Hoffmann, que teve um contratempo], Alexandre Vieira (Sindipetro-NF), Mateus Ribeiro (Sindipetro-RJ) e Marcelo Lima (Sindipetro-LP), diretores das mesmas entidades que chamaram, de modo conjunto, na última segunda-feira, uma setorial online com todas as suas bases para debater a situação crítica enfrentada pelos trabalhadores.

Entre as reivindicações da categoria estão o aumento da frota de aeronaves; uma maior fiscalização da manutenção preventiva; a garantia de pagamento de Horas Extras no mês subsequente; o reembolso dos custos com passagens; o envio diário de relatório de disponibilidade de aeronaves; a garantia de que a espera não ultrapasse quatro horas nos aeroportos; e a garantia de alimentação em caso de espera superior a três horas.

Também está definido o chamamento de um dia nacional de assembleias e lutas contra o caos logístico, a manutenção de negociação conjunta com a empresa e a manutenção de uma comunicação unificada sobre esta negociação.

O programa NF ao vivo é uma interação semanal do Sindipetro-NF, todas as quartas-feiras, às 19h30, pelo Facebook e pelo Youtube. Todas as edições ficam disponíveis nesta playlist.

Versão em podcast