SMS da Petrobras rebaixa requisitos de seu procedimento sobre Hidrojateamento

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de que a Petrobras aceitou rebaixar a exigência de seu procedimento sobre serviços de Hidrojateamento. Segundo a denúncia, o procedimento da Petrobras exige em seu item 3.6.10 a utilização de tubos rígidos no trecho entra a bomba e a caixa de junção, porém o SMS da UO-ES e o Coorporativo da empresa enviaram mensagem para os trabalhadores informando que o procedimento da contratada que aceita mangueiras flexíveis poderia ser utilizado.

Para o Sindipetro-NF esta orientação é um jeitinho para não parar a operação, já que por contrato, as empresas contratadas devem seguir os padrões da Petrobras e não a companhia se adequar aos padrões da contratada.

O serviço de Hidrojateamento é um dos grandes componentes dos índices de acidentes da companhia. O sindicato entende que a modificação deste procedimento não pode ser feita por uma decisão fora do tempo, sem que as etapas de revisão do procedimento sejam executadas.

A diretoria do NF, lembra que a decisão final sobre a liberação de um serviço é dos profissionais a bordo e estes não podem ser pressionados a absorver o erro de outros setores que deveriam garantir o cumprimento dos padrões da Petrobras pelas contratadas.