Teatro do NF recebe Conferência de Saúde Mental de Macaé nesta quarta

O Teatro do Sindipetro-NF, em Macaé, recebe nesta quarta, 27, das 8h às 16h, a 3ª Conferência de Saúde Mental do município. O evento será transmitido pelo Youtube e pelo Zoom. As inscrições estão abertas por meio de formulário online.

Realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, a conferência local é etapa da 5ª Conferência Nacional de Saúde (CNSM), prevista para o período de 8 a 11 de novembro.

“Desde 2010 não fazemos uma Conferência de Saúde Mental a Nível Nacional, nesse momento é primordial discutir, o pré e o pós-pandemia, com o excesso de demandas, muitos adoeceram, inclusive por sequelas da Covid-19″, afirma o diretor do Sindipetro-NF, Benes Oliveira, que representa a entidade como membro titular do conselho — tendo como suplente o também diretor sindical petroleiro Eider Siqueira.

Benes destaca ainda a atuação do sindicato no conselho, lembrando que “desde agosto de 2021 participamos ativamente das reuniões do CMS Macaé, onde discutimos a PAS 2022 [Programa Anual de Saúde]. Precisamos estar presentes para ajudar a população a fiscalizar seus direitos.”

Programação

De acordo com os organizadores, o credenciamento para a conferência será às 8h. A programação terá debates pela manhã acerca dos temas “Cuidado em liberdade como garantia de cidadania” — com o diretor do Caps III Casa Azul do município de Mesquita-RJ e supervisor Clínico da Raps do município de Queimados-RJ, Ueslei Solaterrar da Silva Carneiro — e “Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade” — com a professora e enfermeira membro do Conselho Estadual de Saúde (CES), Solange Belchior.

A programação seguirá com discussões em grupos no final da manhã e plenária para apresentação das propostas no período da tarde.

O Teatro do Sindipetro-NF fica na sede da entidade, em Macaé, localizada à rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro.