Vitória dos trabalhadores: Senado derrota Bolsonaro duas vezes e decide a favor da classe trabalhadora

Nesta quarta-feira, 01, os trabalhadores tiveram duas grandes vitórias contra o atual governo fascista: O senado votou dois projetos, que interferem diretamente na vida dos trabalhadores e a decisão foi favorável para a classe trabalhadora.

Um deles foi a aprovação do PDL 342/2021, de autoria da deputada Erika Kokay (PT/DF), relatado pelo senador Romário (PL/RJ), que suspende os efeitos da Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR).

Durante os últimos dias, a FUP e o Sindipetro-NF realizaram uma série de ações conscientizando os trabalhadores e a sociedade civil sobre os impactos que a resolução 23 da CGPAR representa para os milhões de beneficiários. Além disso, através do projeto na pressão foi possível reforçar o objetivo dos trabalhadores junto aos representantes eleitos.

A aprovação do PDL 342/2021 é fundamental para preservação dos planos de saúde autogeridos por empresas estatais federais, que atendem a cerca de 3 milhões de trabalhadores.

Também nesta quarta-feira, 01, o Senado Federal rejeitou, com 47 votos contrários e 27 favoráveis, a proposta de uma nova reforma trabalhista. A derrubada da proposta, que será arquivada, impede uma série de alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), restrições ao acesso à justiça gratuita, extensão da jornada de categorias diferenciadas, como trabalhadores de minas terrestres e a criação por meio da MP de programas de incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho: o Programa Primeira Oportunidade e Reinserção no Emprego (Priore) e o Regime Especial de Trabalho Incentivado, Qualificação e Inclusão Produtiva (Requip), que haviam sido incluídos no texto pela Câmara dos Deputados.

Para o Sindipetro-NF, foram duas grandes vitórias para a categoria petroleira. “Mais uma vez demonstramos a força da classe trabalhadora. Lembrando que sozinhos nós não somos nada, mas juntos somos muito mais fortes”, reforçou o coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

Confira o recado completo do coordenador: