Covid Longa e Saúde Mental relacionadas ao trabalho são temas das palestras do Sindipetro-NF na Sipat de Imboassica

Nesta segunda, 16 de outubro, o Sindipetro-NF marcou presença na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da base de Imboassica da Petrobras, com uma palestra ministrada pela  Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz, Luciana Gomes, que abordou os intricados laços entre Saúde Mental e Trabalho.

Luciana também apresentou a pesquisa com o mesmo tema da palestra que foi desenvolvida por pesquisadores do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana- CESTEH/ENSP, da Fiocruz, em parceria com o Sindipetro-RJ e o Sindipetro-NF. Essa pesquisa agora entra na etapa das oficinas que contarão com voluntários e voluntárias da categoria petroleira nos dias 18 de novembro (no Sindipetro-RJ), 23 de novembro (no Sindipetro-NF, em Macaé) e 28 de novembro (no Sindipetro-Caxias).

As pesquisadoras da Fiocruz, Liliane Teixeira e Rita Gomes apresentaram a pesquisa ampla que está sendo desenvolvida com a categoria petroleira offshore para identificar impactos da Covid-19, a chamada Covid Longa. Segundo as pesquisadoras da Fiocruz, o objetivo é aprofundar o conhecimento do nexo entre o trabalho e a Covid e desenvolver um guia de manejo para auxiliar sindicatos, empresas e estruturas públicas e privadas de saúde.

O Sindipetro-NF reforça que é muito importante que um grande número de petroleiros e petroleiras participem das duas pesquisas, para que as amostras e resultados sejam significativos para a categoria.

Compromisso com a Saúde

Os diretores Alexandre Vieira e Anderson Gonçalves, representando o Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, compartilharam informações essenciais sobre o papel do sindicato na promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores e a dedicação do sindicato em garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Além das palestras, o evento também contou com a distribuição de materiais educativos e camisetas do Sindipetro-NF. Folders informativos sobre Saúde Mental e Trabalho (veja o material abaixo) foram distribuídos entre os presentes, disseminando conhecimento valioso sobre como lidar com questões de saúde mental no ambiente profissional.

A participação ativa do Sindipetro-NF na Sipat não apenas reforça o compromisso do sindicato com a saúde mental e bem-estar dos trabalhadores, mas também destaca a importância contínua de criar ambientes de trabalho que nutrem tanto o corpo quanto a mente, com a perspectiva que trabalhadores e sindicato, juntos podem construir locais de trabalho mais saudáveis para todos e todas.

Veja o folheto distribuído na Sipat:

Folder - Saúde Mental