HOJE, 8 de maio: Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular promovem dia de #ForaBolsonaro

São Paulo – As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocam a população a participar, nesta sexta-feira (8), de ato virtual pela saída imediata do presidente, o #ForaBolsonaro. Segundo a organização, será um dia para denunciar atrocidades cometidas pelo governo, especialmente na condução da crise sanitária, a partir da chegada do novo coronavírus ao país. A programação das atividades pode ser conferida no fim desta matéria.

Enquanto o Brasil caminha para se tornar o epicentro mundial da pandemia de covid-19, o presidente da República e seus apoiadores seguem ignorando e contrariando as medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sobretudo a necessidade de garantir à população meios para que possam cumprir o distanciamento social – única forma conhecida até agora de conter o contágio, evitar o crescimento de infectados e baixar o risco de colapso do sistema de saúde.

Crise se agrava

Enquanto a pandemia se fortalece e mata milhares de brasileiros, a crise econômica se agrava no país diante da inoperância do governo federal. Não há nenhuma ação contra o crescimento do desemprego e da desigualdade social, afirmam os organizadores do protesto nacional.

Assim, milhões de brasileiros estão voltando a viver abaixo da linha da pobreza, sem apoio do poder público. O governo dificulta, ainda, o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, votado pelo Congresso contra a vontade de Jair Bolsonaro.

Além dos protestos nas redes sociais e de acompanhar os debates propostos pelas frentes, quem quiser participar pode colocar um pano preto na janela, para simbolizar o luto pelo Brasil e pelas vítimas da covid-19.

Carentes de ciência

As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo lembram que a administração Bolsonaro cortou bolsas e investimentos em ciência e tecnologia. São áreas fundamentais para qualquer nação que se pretende desenvolvida, mas principalmente agora, para encontrar saídas no combate ao coronavírus.

As atitudes do presidente da República também enfraquecem o Sistema Único de Saúde, o SUS, responsável pelo atendimento a cerca de 75% da população brasileira, por todo o trabalho de vigilância à saúde e pelas medidas de contenção ao coronavírus.

Ataques ao Brasil

Os ataques a países vizinhos também colocam o Brasil em posição vulnerável e destroem as chances de uma organização internacional de combate à pandemia, avaliam as frentes.

Bolsonaro também ataca a cultura, meio-ambiente, a educação. “São muitos motivos para protestar contra esse governo”, afirmam as frentes que apontam soluções para sair desse quadro de aguda crise sanitária, política e econômica.

Assim, o dia 8 será de debates sobre a importância da taxação das grandes fortunas para ajudar o Brasil a ter recursos para fazer frente aos investimentos necessários no atendimento aos doentes pela covid-19. Ações de solidariedade e os desafios da democracia e da liberdade de imprensa também estão na pauta do dia #ForaBolsonaro.

Programação

Ainda dá tempo! Acompanhe pelas redes da Frente Brasil Popular e da Frente Povo sem Medo:

9h30: Início da Plenária Taxar fortunas para salvar vidas

10h: Ação nas redes sociais pelo #ForaBolsonaro

14h às 17h: Debates com temas variados nas redes de entidades e movimentos

16h: Debate #QuemTemFomeTemPressa: A solidariedade como forma de enfrentamento ao desgoverno de Bolsonaro

20h: Ato nas Janelas: Luto pelo Brasil, Fora Bolsonaro (afixar um pano preto nas janelas em homenagem as vítimas da Covid)