P-25: após solicitação do NF e da SRTE, Petrobrás faz desembarques e acelera resolução de problema no ar condicionado

Após solicitação, ontem, do Sindipetro-NF e da SRTE (Superintendência do Trabalho e do Emprego), a gestão da Petrobrás na plataforma P-25 aumentou o esforço de desembarque dos trabalhadores afetados pela falta do sistema de ar condicionado nos MTAs (Módulos Temporários de Acomodação). A empresa também informou à entidade que busca solucionar o problema o mais rapidamente possível.

“Agora mesmo verificamos que foram programados cinco voos, totalizando o desembarque de 60 pessoas. Três destes voos já foram finalizados e dois já decolaram”, relata Alexandre Vieira, coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF.

De acordo com o sindicalista, a resposta da empresa mostra “é sim possível priorizar a saúde dos trabalhadores e que a Petrobrás, tanto a parte da operação das plataformas como a logística, tem competência para resguardar os trabalhadores”.

O sindicato entende que a priorização do desembarque na P-25 pode ter impactado outras unidades com cancelamentos e atrasos, mas pede compreensão da categoria. “É por um motivo mais nobre, que é resguardar a integridade física dos companheiros da P-25 que estavam há três dias sem conseguir descansar e expostos ao calor”, afirma Vieira.

O sindicato continua a acompanhar a situação em P-25 e pede aos petroleiros e petroleiras que mantenham a entidade informada, pelo e-mail [email protected].