NF denuncia pressão das gerências por trocas de turno mais rápidas

Mesmo após ter cobrado e obtido da área de Recursos Humanos da Petrobrás o compromisso de que as horas extras da troca de turno serão respeitadas e pagas corretamente, o Sindipetro-NF tem recebido denúncias da categoria de que há gerentes na Bacia de Campos que pressionam os trabalhadores a não utilizarem o tempo acordado para a região, de 20 minutos.

“Alguns gerentes irresponsáveis estão querendo diminuir esse tempo de forma autoritária, sem olhar de fato para o que cada plataforma precisa”, afirma o coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

O sindicato mantém a orientação dada a categoria, no início de março (aqui), de que a troca de turno seja realizada com todo o rigor necessário à segurança dos trabalhadores e das instalações.

“A entidade orienta a categoria a manter uma troca de turno extremamente criteriosa, com uma passagem de serviço detalhada, revendo as PTs (Permissões de Trabalho), indo à área, verificando equipamentos, até mesmo em razão do baixo efetivo das áreas operacionais”, registrou a matéria no site do NF.

“Precisamos lembrar que essa é uma conquista dos trabalhadores que tem como origem a tragédia da P-36, concretizada por acordo em 2003. Temos notado que alguns acidentes recentes têm ocorrido em razão da falta de uma troca de turma mais cuidadosa, precisamos estar atentos a isso”, lembrou Bezerra.

O sindicato reforça ainda o chamado para que a categoria denuncie qualquer pressão das gerências por práticas que levem a condições inseguras de trabalho, pelo e-mail [email protected].